quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Seminário de filosofia discute linguagem e discurso como objeto das Ciências Humanas

O segundo encontro dos seminários “Foucault e Lévi-Strauss: Uma Inflexão da Filosofia ao Pensamento Social” ocorreu nesta sexta-feira (16), no auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  Com o tema “Linguagem e Discurso como matéria para a elaboração dos objetos das ciências humanas”. Os professores Lileane Portela Aguiar, Andrea Costa de Andrade e Nelson Matos de Noronha conduziram as reflexões. 
A série de seis encontros (programação completa abaixo), visa discutir as possíveis aproximações teóricas e metodológicas entre Foucault e Lévi-Strauss, a fim de refletir sobre as contribuições destes pensadores para a investigação da sociedade e da cultura no Brasil. Inscrições podem ser feitas através do link. O departamento de Filosofia (DFIL) emitirá certificados aos participantes.
Segundo o coordenador do evento e pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação (Proeg), professor Nelson Noronha, os seminários foram originados a partir de reflexões do grupo de trabalho do DFIL sobre as afinidades entre as obras dos dois pensadores. “Muitos pesquisadores brasileiros se dedicam ao estudo desses autores e tem sido exitoso e diversificado o uso de suas teses e metodologias para vários campos, como os estudos de gênero, da educação e da diversidade. Ambos exploraram as áreas da linguagem e dos discursos científicos como domínios privilegiados para a pesquisa da História e da Filosofia das Ciências”, afirmou.
Para a professora Andrea Costa de Andrade, que falou sobre Filosofia e crítica literária, o evento é importante para abordar como são feitas as pesquisas multidisciplinares dentro das Ciências Humanas. “Temos alunos de muitas áreas como Direito, Letras, Filosofia, então queremos mostrar de que forma esses alunos podem encontrar um objeto de estudo que possam trabalhar em sua área de interesse e de formação”, finalizou.  

Programação dos próximos Seminários:
Todos os encontros ocorrerão no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) às 16h.

31/10/2016 – Foucault e Lévi-Strauss – Repercussões de suas obras na Filosofia e nas Ciências Humanas.
- Professor Dr. Carlos Rubens de Souza Costa
- Professor Dr. Davi Avelino Leal

31/10/2016 – Lévi-Strauss visto do Brasil
- Professor Dr. Renato Athias

25/11/2016 – Lévi-Strauss e a construção dos Saberes no Pensamento Amazônico
- Professora Dra. Marilina Bessa Serra Pinto
- Professora Msc. Luciane Salorte.
- Professor Dr. Renan Freitas Pinto

16/12/2016 – Estrutura e História 
- Professor Dr. João Pacheco de Oliveira
- Professor Dr. Ernani Chaves
- Professor Msc. Alexsandro Melo Medeiros

Fonte: Asscom Ufam

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Linguagem e Discurso é tema de encontro neste mês de setembro na Ufam

Imagem - Internet - http://patriciacanarim.com/

De forma descontraída, a Filosofia passa a ser debatida em uma série de seis encontros, que discutem as possíveis aproximações teórica e metodológica de Foucault e Lévi-Strauss. E você internauta/leitor é o nosso convidado para o dia 16 de setembro às 16h, pois ocorrerá a palestra intitulada "Linguagem e Discurso como matéria para a elaboração dos objetos das Ciências Humanas", que terá como mediadores os professores: Dra. Lileane Praia Portela Aguiar, Msc. Andrea Costa de Andrade e Dr. Nelson Matos de Noronha. 
O coordenador do projeto, professor doutor Nelson Noronha, destaca que as atividades vão além da possibilidade de aprofundar pesquisas. “Além da relevância acadêmica e da contribuição para o aprofundamento das pesquisas nessas áreas, os seminários serão oportunos para esclarecerem a pertinência da Filosofia e das Ciências Humanas como recursos indispensáveis a uma sociedade intelectualmente autônoma, socialmente plural e politicamente democrática”, declarou ele.
Os encontros serão abertos a todos os interessados. os que se inscreverem e comparecerem aos seminários. Serão emitidos certificados de participação. Todas as atividades serão realizadas no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) – Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.
As inscrições são gratuitas, com direito a certificado somente serão feitas através do link eletrônico: Clique Aqui e faça sua inscrição