sábado, 5 de novembro de 2016

Lévi-Strauss visto do Brasil é debatido é discutido durante encontro na UFAM

Lévi-Strauss visto do Brasil é debatido pelos professores: Dr. Renato Athias, Dr. Davi Avelino Leal, Dr. Carlos Rubens de Souza Costa e Dr. Nelson Matos de Noronha no encontro realizado dia 31 de outubro de 2016 na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na ocasião, a obra "Tristes trópicos" de Claude Lévi-Strauss,  passou a ser discutida pelos professores durante o encontro, pois nesse contexto ele faz uma expedição pelo Brasil, além de pesquisar sobre as comunidades indígenas. 

Confira os vídeos com trechos da palestra




Claude Lévi-Strauss

Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 1908. Membro de uma família judia francesa intelectual, estudou Direito e Filosofia na Sorbonne, em  Paris. Lecionou sociologia na recém-fundada Universidade de São Paulo (USP), de 1935 a 1939, e fez várias expedições ao Brasil central. Morreu em 30 de outubro de 2009, poucas semanas antes da data em que faria 101 anos.

Fez parte do círculo intelectual de Jean Paul Sartre (1905-1980), e assumiu, em 1959, o departamento de Antropologia Social no College de France, onde ficou até se aposentar, em 1982. Criador da Antropologia Estrutural.

Bibliografia publicada no Brasil

  • Tristes Trópicos (Companhia das Letras, 1996)
  • As Estruturas Elementares do Parentesco (Vozes, 2003)
  • Antropologia Estrutural (Vol. 1) (Cosac Naify, 2008)
  • Antropologia Estrutural (Vol. 2) (Tempo Brasileiro, 1993)
  • O Pensamento Selvagem (Papirus, 2005)
  • Sociologia e Antropologia, de Marcel Mauss (introdução de Claude Lévi-Strauss, Cosac Naify, 2003)
  • O Cru e o Cozido - Mitológicas (Cosac Naify, 2004)
  • Do Mel às Cinzas - Mitológicas (Cosac Naify, 2005)
  • A Origem dos Modos à Mesa - Mitológicas (Cosac Naify, 2006) 
  • O Homem Nu - Mitológicas (Cosac Naify, 2009)



Fonte de algumas informações da Biografia: Site G1

terça-feira, 1 de novembro de 2016

GT 05 - Lévi-Strauss e a construção dos Saberes no Pensamento Amazônico

Queremos discutir as possíveis aproximações teórica e metodológica de Foucault e Lévi-Strauss, cujas obras, à primeira vista, denotam um esforço na direção do refinamento das técnicas de observação, de análise discursiva e de aprimoramento teórico.     Mas sua repercussão mostrou se tratar da elaboração de novas bases para o conhecimento da sociedade e para o desenvolvimento da reflexão filosófica.
Em uma serie de seis encontros no no Auditório Rio Solimões, no ICHL – Setor Norte – Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), propomos o debate de algumas das questões ensejadas pelo exercício dessas aproximações e pelas ressonâncias das inflexões da filosofia ao pensamento social.
Os encontros serão abertos a todos os interessados. os que se inscreverem e comparecerem aos seminários. Serão emitidos certificados de participação. 

25/11/2016 – 16H – Lévi-Strauss e a construção dos Saberes no Pensamento Amazônico.

- Professora Dra. Marilina Bessa Serra Pinto
- Professora Msc. Luciane Salorte.
- Professor Dr. Renan Freitas Pinto

As inscrições são gratuitas, com direito a certificado somente serão feitas através do link eletrônico: Clique Aqui e faça sua inscrição


Conheça os palestrantes do Grupo de Trabalho 05 - Lévi-Strauss e a construção dos Saberes no Pensamento Amazônico

 Professora Dra Marilina C Oliveira Bessa Serra Pinto

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1990), mestrado em Filosofia do Conhecimento pela Universidade do Porto (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade Federal do Amazonas, lotada no departamento de Filosofia , integra também o corpo docente do Programa de Pós- Graduação em Sociologia. Lidera, desde 2013, o OIKOMENE - Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, que são seus atuais campos de interesse. Sou a favor da manutenção e valorização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A favor do retorno à normalidade democrática e contra a extinção da SECADI / MEC.


Divulgação Currículo Lattes


Professora Msc. Luciane Salorte

Professora Assistente I na Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual. Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia. 
Atualmente atua como coordenadora do PARFOR - Letras Língua e Literatura Portuguesa, no Departamento de Língua e Literatura Portuguesa/UFAM.



Professor Dr. Ernesto Renan Melo de Freitas Pinto

Divulgação Currículo Lattes
Criação de um núcleo de estudos sobre a Teoria Crítica com Ênfase na Obra de Theodor W. Adorno, a partir do qual se originou Projeto de Pós-Doutorado atualmente desenvolvido na USP, sob o Título: A Recepção de Theodor W. Adorno no Brasil, sob orientação do Prof. Dr. Wille Bolle. Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (1969), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, pensamento social, história das idéias, desenvolvimento regional e trabalho feminino.