sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Seminário: Estrutura e História - 16/12/2016

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Créditos das Fotos: Aldrin Pontes

Seminário: Estrutura e História - 16/12/2016



Crédito das Fotos: Valdeniza Vasques



Crédito das Fotos: Valdeniza Vasques

Crédito das Fotos: Valdeniza Vasques

Crédito das Fotos: Valdeniza Vasques

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes


Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes

Crédito das Fotos: Aldrin Pontes



Crédito das Fotos: Valdeniza Vasques e Aldrin Pontes

Seminário: Estrutura e História - 16/12/2016

Aldrinb Pontes
Pesquisadores discutem Filosofia e suas Estruturas
Nesta sexta-feira (16) encerrou o ciclo de palestras deste ano de 2016, do Seminário “Uma Inflexão da Filosofia ao Pensamento Social", o evento ocorreu no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) – Setor Norte – Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A palestra foi proferida pelo pesquisador do Museu Nacional e Professor Dr. da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pacheco de Oliveira Filho, Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dr. Ernani Chaves e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, Professor Msc. Alexsandro Melo Medeiros, cuja mediação foi feita pelo  coordenador do projeto, Professor do Departamento de Filosofia da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA),  Dr. Nelson Matos de Noronha, que enfatiza a oportunidade e possibilidade de aprofundar o conhecimento epistemológico nas pesquisas no campo da Filosofia e áreas das Ciências Humanas. 


O pesquisador MSc. Alexsandro Medeiros esclareceu conceitos sobre a Teoria do Agir Comunicativo desenvolvida pelo filósofo Jurgen Habermas. " Uma teoria da ação construída sobre o conceito pragmático, a liguagem assume a ideia de ação  mediada pela linguagem. Logo, entra a Filosofia da consciência. Harbermas é o segundo representante da Escola de Frankfurt e pontua que o homem é um ser de linguagem através da comunicação entre homens e mulheres que se integram na sociedade e se situam no mundo com os outros", destaca. 

Medeiros disse ainda, que discussões acerca dos problemas de políticas públicas devem se tornar mais amplas, enfatizando que o intelectual Michel Foucault propõe pensar o poder de pequenas práticas e fenômenos através dos quais se transparece o poder, logo, é necessário pensar o poder na contramão de certas análises que parte da Instância Estatal.Neste sentido, a partir de um fato simples do cotidiano, constata-se que a linguagem está presente em todos os sentidos.

O pesquisador Dr Ernani Chaves esclareceu sobre a relação entre os estudos de Michel Foucault e Lévi-Strauss, além de destacar sobre a última geração da teoria crítica. "Muitas vezes o Focault se chamou de etnólogo, o que é Filosofia depois das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas. A filosofia precisa se fazer presente.O diálogo de Focault e Strauss tem tudo  haver, pois tem-se como exemplo a obra Tristes Trópicos que não é apenas um livro, mas uma autobiografia e biografia da  época, onde Strauss dá dicas de como ser um etnógrafo". Esse discurso representa muito mais do que a exposição de Strauss sobre o Brasil, pois é um documento de uma época que precisa ser compreendido o seu aspecto central, assim como o filósofo Michel Focault ao visitar o Brasil em 1973.

Na ocasião,  o Dr. João Pacheco explicou sobre a inspiração de Michel Focault, que ocupou um espaço único na Academia Francesa. "A sensação dos cientistas sociais e antropólogos é viver em um destino inesperado e compreender tudo que se passa. A colaboração de Foucault é fundamental pois tenta instrumentalizar as visões críticas da sociedade", conta.



Prof Dr. João Pacheco.m4a

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Pesquisadores discutem em seminário história e estrutura no campo da Filosofia e Ciências Humanas

 Aproximações dos pensamentos de Foucault e Lévi-Strauss serão analisadas durante o encontro“Uma inflexão da Filosofia ao pensamento social”

Falar de Amazônia, viajantes, primeiros povos brasileiros, filosofia e sua histórias, faz parte da temática do seminário intitulado  “Uma Inflexão da Filosofia ao Pensamento Social, que acontece na sexta-feira dia 16 de dezembro, às 16h no Auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) – Setor Norte – Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

A palestra é gratuita e será proferida pelo pesquisador do Museu Nacional e Professor Dr. da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Pacheco de Oliveira Filho, Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dr. Ernani Chaves e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, Professor Msc. Alexsandro Melo Medeiros, cuja mediação vai ser feita pelo  coordenador do projeto, Professor do Departamento de Filosofia da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA),  Dr. Nelson Matos de Noronha, que enfatiza a oportunidade e possibilidade de aprofundar o conhecimento epistemológico nas pesquisas no campo da Filosofia e áreas das Ciências Humanas.

“O projeto pretende contribuir para o aprimoramento dos pesquisadores de Filosofia e Ciências Humanas bem como para a formação de Professores que atuarão nessas áreas. O Professor João Pacheco de Oliveira é um dos grandes expoentes do Pensamento Social no Brasil, atuando na linha da Antropologia Histórica. O Professor Ernani Chaves é um dos Filósofos mais renomados da atualidade no Brasil, sendo um dos grandes expoentes das Obras de Foucault, Nietzsche e Walter Benjamin”, explica Noronha.

Projeto CNPQ/CAPES

Este é o quinto encontro do ano, de uma série que faz parte do projeto de pesquisa apresentado ao CNPq, descrito na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES em Ciências Humanas, na área de Filosofia, cujo objetivo é discutir as possíveis aproximações teórica e metodológica de Foucault e Lévi-Strauss, cujas obras, à primeira vista, denotam um esforço na direção do refinamento das técnicas de observação, de análise discursiva e de aprimoramento teórico. “Ao promover a comparação das pesquisas de Foucault e Levi-Strauss, descobrimos que a ciência e a filosofia precisam intensificar, ampliar e aprofundar o seu intercâmbio”, conta o coordenador do projeto.

A repercussão desses estudos tem mostrado se tratar da elaboração de novas bases para o conhecimento da sociedade e para o desenvolvimento da reflexão filosófica. Ainda segundo o professor Nelson Noronha, o conhecimento é uma produção social e histórica, possui dimensões simbólicas, institucionais e econômicas e implicações políticas de grande relevância. “Por estas razões, para compreender o Social, isto é, o objeto das Ciências Humanas, é preciso elaborar uma reflexão filosófica que esteja à altura  das estratégias e das tecnologias que atualmente são aplicadas nas relações políticas e na organização do trabalho coletivo da pesquisa em Ciências Humanas”, enfatiza o pesquisador.

Inscrições

O encontro é aberto a todos os interessados e as inscrições são feitas exclusivamente na página oficial do evento, através do link: http://filosofiaeseusestudos.blogspot.com.br/p/encontro-06.html

O Departamento de Filosofia da UFAM, emitirá certificado aos participantes. Todas as atividades serão realizadas no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) – Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Professor Dr. João Pacheco

Foto: UOL - Tom Cabral/JC Imagem
O professor possui graduação em Bacharelado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1977) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro de corpo editorial da Revista Caderno de Debates, Membro de corpo editorial da Revista Antropológicas e Membro de corpo editorial da Mana (UFRJ. Impresso). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Índios Tikuna, Pesquisa Antropológica, Etnicidade, Etnologia Indígena, Amazônia e Identidade Nacional.

Professor Dr. Ernani Chaves

Foto:independent.academia.edu
Professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde é professor permanente do PPG em Filosofia, do PPG em Antropologia e colaborador no PPG em Psicologia. Pesquisador do CNPq, realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Técnica de Berlim e na Bauhaus-Universität, de Weimar, na Alemanha. Foi pesquisador visitante na Universidade Técnica de Berlim. Autor de No limiar do moderno: estudos sobre Friedrich Nietzsche e Walter Benjamin (Paka-Tatu) e Michel Foucault e a verdade cínica (Phi). Publicou artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. Tradutor de Friedrich Nietzsche, Walter Benjamin e Sigmund Freud.

Professor MSc. Alexsandro Melo Medeiros


Divulgação Currículo Lattes
Possui graduação (2005) e mestrado (2008) em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM. Bolsista e Pesquisador FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Amazonas, atuando principalmente nas áreas de políticas públicas (com ênfase nas políticas públicas de saúde), filosofia política e filosofia da educação. Membro do comitê de Combate à Corrupção Eleitoral de Parintins (entidade associada ao MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). Atuou como conselheiro do Conselheiro Municipal de Saúde de Parintins/AM entre 2013-2016.